GRUPO SOCIALIZANDO

Início » Sem categoria » Esticadores de Horizontes

Esticadores de Horizontes

Anúncios

servletrecuperafoto

Felipe Feijão

Grupo Socializando

A Agência de Informação Frei Tito para América Latina (ADITAL) está realizando uma série de 24 reportagens multimídias com o objetivo de expor para a sociedade as diversificadas experiências vivenciadas por jovens na maioria das vezes advindos da periferia de Fortaleza. O nome do projeto provém de uma licença poética de Manuel de Barros, e de fato, muito representa e significa, pois somente através de um trabalho prático de conscientização é possível ampliar a visão de mundo e de futuro do público trabalhado.

A série abrange variados temas como cultura, esporte, cidadania, educação, comunicação, trabalho, violências, saúde e espiritualidade. São apresentados os trabalhos de ONGs que foram protagonistas na fase mais crítica ou de risco da vida dos jovens. É interessante que quando num primeiro momento me deparei com as reportagens um olhar crítico e preconceituoso pareceu querer prevalecer em minhas reflexões, mas ao longo das semanas e ao longo das variadas situações apresentadas, percebi a grande importância do trabalho desenvolvido.

As pessoas entrevistadas por vezes vítimas de desestruturação familiar, morte de pais, saídas de casa, rompimentos com a família, ou simplesmente do condicionamento social no qual estavam inseridas descambaram em privação de liberdade e o relato dessas experiências é impressionante. A partir daí, acredito que analisando equilibradamente a situação de vida e as inúmeras causas para aquela triste situação, o preconceito e o pré-julgamento se esvaem pelo ralo de uma visão conservadora e estritamente encerrada num mundo individualista e particular.

Imaginar que o que aqueles jovens relataram enquanto estavam livres e do padecimento quando estavam em restrição de liberdade, possivelmente ainda é realidade na vida de muitos outros, é uma constatação lamentável. Mas felizmente o trabalho corajoso e entusiasta de ONGs, foi e continua sendo responsável majoritariamente pela reviravolta na vida dos entrevistados. E o mais relevante nessa tarefa foi o fator determinante de conscientização que atuou e que continua atuando agora em jovens que possuem uma nova oportunidade na vida.

As fortes realidades relatadas expressam um testemunho social que precisa ser ouvido e concebido como experiências pessoais que consequentemente influenciaram na vida comunitária daqueles jovens num primeiro momento transtornada e agora, numa melhor condição. Esse testemunho serve de exemplo e reflete a possibilidade de mudança mesmo quando se atravessa caminhos tortuosos pelas mais diferentes causas. Quem sabe o anseio que permeia e que serve de norte para a Esticadores de Horizontes possa atingir, de fato, o poder público com a finalidade de desenvolvimento de políticas voltadas para a juventude e dessa forma se torne o impulso de mais e mais séries como essa. Sem olhar avaliador ou preconceituoso, às vezes a quebra de alguns paradigmas que se sustentam como verdades absolutas, representam uma abertura a amplitude de discussões e de temas que estão aí e esperam reações e envolvimentos.

_______________________

Para saber mais sobre o Projeto :

>>> www.esticadoresdehorizontes.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: