GRUPO SOCIALIZANDO

Início » Artigos » As chagas da corrupção

As chagas da corrupção

Anúncios

Devido a tantos escândalos à tona o tema da corrupção está bastante aflorado e seu debate torna-se inevitável na atualidade. Não se pode jamais conceber a corrupção como algo corriqueiro, que esteja entranhado de forma irreversível em diversos setores, pois essa mentalidade errônea gera indiretamente uma normalidade de tal situação anormal e doentia.

Os bilhões de reais estimados em desvio de corrupção são os mesmos que fazem falta no que realmente deveriam ser implantados, como por exemplo, na educação, na segurança, na saúde, nas estradas, e em tantas carências que assolam o povo brasileiro. Daí porque é de fundamental importância que, cada vez mais de forma mais profunda e aperfeiçoada, o combate a essa praga seja questão de honra para o País.
O que não se pode é, a partir de uma consciência negativa, proliferada acerca do tema, achar que tudo transcorre na mais perfeita normalidade. Com efeito, é preciso averiguar antes de ter isso concluído que, o fator histórico no Brasil e a evidência de tantos casos que contribuem para que a temática seja banalizada. Mas, ao mesmo tempo, a necessidade acima referida deve prevalecer sempre.
Para observar como a situação é séria, basta se perceber que o País seria outro, seria muito melhor, sem essas infiltrações parasitárias que corroem brutalmente a dignidade brasileira. Milhares de sofrimentos sociais poderiam ser, ao menos, amenizados, uma vez que, exterminados, seria uma visão muito otimista, numa perspectiva de minoração de tais mazelas gritantes pelas quais o povo passa. Tudo isso pode parecer que já é do conhecimento geral. Mas, o cerne deste texto objetiva expor que a relevância do combate à sujeira da corrupção está conectada diretamente com a manutenção da ética e da moral da nação. O ralo da corrupção presente no alto escalão do poder, às vezes pode se manifestar também em ações cotidianas da vida, travestido de jeitinho brasileiro, característica cultural, que deve ser repensada, posto que pode se apresentar como modelo de pequena corrupção.

Em momentos difíceis como o que o Brasil atravessa, a manutenção de uma força-tarefa para que o prevalecimento do combate e da punição à chaga da corrupção seja verdadeiramente efetivado é o que de melhor pode acontecer. O que de positivo está ocorrendo em meio à crise é exatamente isso e nada mais justo do que ceifar, desde a raiz, uma das impulsionadoras desse momento. Investigações, apurações, prisões, punições. Medidas inovadoras que emergem em cena, como as 10 medidas de combate à corrupção defendidas pelo Ministério Público Federal devem ser bem debatidas, propagadas e implantadas. Propostas assim, se somam ao engajamento social que visa num futuro próximo um Brasil diferente do de agora. Oxalá, os valores que permeiam e que norteiam o conceito da política como instrumento de transformação social saibam sobressair à nebulosidade impregnada de putrefação.

Felipe Augusto Ferreira Feijão
Estudante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: